Quem somos

Queijo com prosa

Projeto resgata cultura dos queijos nacionais

Disseminar e apoiar. É com esses objetivos que Daniel Martins, sommelier de cervejas, com certificação internacional pela Doemens Akademie, mestre em estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e chef de cozinha, vem direcionado seu trabalho para divulgar a produção e a culturados queijos artesanais nacionais.Quem somos

Carioca, passou grande parte da infância e adolescência na pequena cidade de Elói Mendes, em Minas Gerais, nas fazendas e no antigo laticínio da família. Foi a partir daí que começou seu envolvimento com a cultura queijeira.

Com a implantação do Mercosul, o laticínio acabou falindo, mas Daniel não se rendeu. Em Julho de 2015, criou a Queijo com Prosa, buscando resgatar a tradição familiar. Seu objetivo principal é disseminar a importância do apoio à produção dos queijos artesanais brasileiros, realizando eventos gastronômicos, aulas, palestras e harmonizações.  “Sobreviveram apenas as grandes empresas de leite e seus queijos massificados, padronizados e sem gosto. Por um bom tempo os queijos artesanais estiveram sob ameaça de extinção”, conta.

Militante da causa, ao lado da mulher Graziella Martins, realiza um trabalho de curadoria imprescindível na defesa desse patrimônio gastronômico brasileiro, que vive o auge de sua revolução. Além de descobrir novos sabores e ajudar a fomentar as produções locais, participa ativamente de grandes eventos gastronômicos pelo Brasil, contando as histórias por trás de cada garimpo.

Colunista da Revista Cerveja e integrante da Junta Local, Daniel é formado pelo Instituto Cândido Tostes, considerado um dos melhores centros técnicos lácteo da América do Sul.

“Nossa ideia é democratizar o acesso aos queijos artesanais e regionais, fazendo uma verdadeira revolução queijeira brasileira. Os artesanais estão voltando com tudo, e pra ficar”, avisa.