Chegada na terra dos patrícios – 07h30. Entrada no hostel e pé na rua, afinal a ansiedade e agenda programada não permitem mais descansos. Adoro andar à solta, descobrindo novos lugares e puxando uma prosa fiada com as pessoas em cafés, mercadinhos, bares e afins…

Primeira parada livrarias, buscando títulos sobre queijos para minha biblioteca. Depois de 2 grandes é uma feirinha de livro, surpresa ao constatar que Portugal, ao que parece, só tem 3 livros publicados sobre o tema. Sorte encontrar um outro (americano) que já namorava, traduzido aqui para o português.
Aquisições feitas, vamos conhecer a Queijaria Chesseshop & Bar, que já deve estar aberta.
Ledo engano, cheguei antes da hora, portas fechadas, eram 12h30 e só abriria as 13h. Ok olhar atraído para um casal parado frente a uma loja tirando fotos do interior, fui verificar. Se tratava do By the Wine, um bar lindíssimo e despojado de vinhos portugueses, mais precisamente apenas (quase 50 rótulos!), vinhos produzidos pela família de José Maria da Fonseca (1834). Rua das Flores, Bairro Chiado – Lisboa.

Instalado no grande balcão, entre uma taça e outra, belas degustaçoes oferecidas e boa prosa com o chef (brasileiro) e galera do bar, conheci o restante da linha de vinhos famosa lá no Rio, Periquita, com outros rótulos complexos e envelhecidos. Hora de ir para o outro lado da calçada, as portas a mais de 2 horas abertas e havia combinado com o dono da Queijaria (Pedro) um bate papo.

Queijaria de Lisboa, sigo o seu belo trabalho e foi um prazer enorme levar uma prosa com o Pedro e os atendentes.
Para os amantes de queijo é um ponto de referência na cidade de Lisboa.

Um espaço multifuncional; com um Cheese Bar onde pode sentar-se calmamente a degustar queijos de excelência, acompanhados por um bom vinho ou cerveja artesanal. Na Cheese Shop, tem a possibilidade de comprar os queijos que mais gosta, na quantidade que quiser, assim como livros, revistas, facas e utensílios para a cozinha queijeira.

Com apenas um ano de vida, especializada em queijos artesanais portugueses e internacionais. Fazendo um trabalho belissimo e pioneiro em Portugal na divulgação e promoção da cultura e do consumo de queijo artesanal.

Endereço: Rua das Flores no 64 – Lisboa