foto07Fomos convidados para conhecer uma das mais tradicionais fazendas da Ilha do Marajó. E lá fomos nós rio acima para conhecer o Queijo do Marajó da Fazenda Mironga, na cidade de Soure.

O Queijo do Marajó é um queijo de massa cozida, não prensado, não maturado e não pasteurizado. Podendo ser de dois tipos: tipo Creme (usa a nata do leite) e tipo Amanteigado (usa a manteiga do leite). Sofre fermentação natural do leite com auxilio do soro separado da coalhada do dia anterior.

Muito tradicional no Pará, o Queijo do Marajó, produzido a mais de 200 anos é o mais reconhecido e tradicional queijo de búfala do Brasil, e esta em busca do seu IG, Indicação Geográfica.

A imensa ilha do Marajó, com mais de 40mil km é dividida em 16 municípios.

A Fazenda da Mironga comandada pelo Carlos Augusto, o “Tonga” e seu filho, com uma produção artesanal e 100% leite cru de búfala, conseguiu o selo de inspeção estadual sem precisar usar leite pasteurizado.

O ótimo Queijo do Marajó tem sabor acentuado de leite e textura que lembra um requeijão de corte. Muito utilizado no dia a dia na ilha e na sua gastronomia local, como a carne de búfalo com queijo derretido sobre.